google-site-verification: google24d2508ee3d615d5.html INFORMÁTICA UNECIM: Entendendo o Cloud Computing

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Entendendo o Cloud Computing


Estamos habituados a utilizar aplicações instaladas em nossos próprios computadores, assim como a armazenar arquivos e dados dos mais variados tipos neles. No ambiente corporativo esse cenário é um pouco diferente, já que nele é mais fácil encontrar aplicações disponíveis em servidores e que podem ser acessadas por qualquer terminal com permissão através de uma rede.

A principal vantagem desse modelo está no fato de que é possível, pelo menos na maioria das vezes, utilizar as aplicações mesmo sem acesso à internet ou à rede. Em outras palavras, é possível utilizar esses recursos de maneira off-line. Entretanto, todo os dados gerados estarão restritos a esse computador, exceto quando compartilhados em rede, coisa que não é muito comum no ambiente doméstico. Mesmo no ambiente corporativo, isso pode gerar algumas limitações, como a necessidade de se ter uma licença de um determinado software para cada computador, por exemplo.

A evolução constante da tecnologia computacional e das telecomunicações está fazendo com que o acesso à internet se torne cada vez mais amplo e cada vez mais rápido. Em países desenvolvidos, como Japão, Alemanha e Estados Unidos, é possível ter acesso rápido à internet pagando muito pouco. Esse cenário cria a situação perfeita para a popularização do Cloud Computing, embora esse conceito esteja se tornando conhecido no mundo todo, inclusive no Brasil.

Com o Cloud Computing, muitos aplicativos dos usuários, assim como seus arquivos e dados relacionados, não precisam mais estar instalados ou armazenados em seu computador. Elas ficam disponíveis na "nuvem", isto é, na internet. Ao fornecedor da aplicação cabe todas as tarefas de desenvolvimento, armazenamento, manutenção, atualização, backup, escalonamento, etc. O usuário não precisa se preocupar com nada disso, apenas com acessar e usar.

Um exemplo prático dessa nova realidade é o Google Docs, serviço onde os usuários podem editar textos, fazer planilhas e elaborar apresentações de slides pela internet, sem necessidade de ter programas como o Microsoft Office ou OpenOffice.org instalados em suas máquinas. Tudo o que os usuários precisam fazer é abrir o navegador de internet e acessar o endereço do Google Docs para começar a trabalhar, não importa qual seja o seu sistema operacional ou o computador utilizado. Neste caso, o que ele precisa é apenas de um navegador de internet compatível, o que é o caso da maioria dos browsers da atualidade.

outros Exemplos:

- Google Apps: esse é um pacote de serviços que o Google oferece que contém aplicativos de edição de texto, planilhas e apresentações (Google Docs), serviço de agenda (Google Agenda), comunicador instantâneo integrado (Google Talk), e-mail com o domínio da empresa (por exemplo, contato@infowester.com), entre outros. Todos esses serviços são processados pelo Google e o cliente só precisa criar as contas do usuário. O Google Apps oferece pacotes gratuitos e pagos, de acordo com o número de usuários. Um dos maiores clientes do Google Apps é a Procter & Gamble, que contratou os serviços para mais de 130 mil colaboradores;

- Amazon: a Amazon é um dos maiores serviços de comércio eletrônico do mundo. Para suportar o volume de vendas no período de Natal, a empresa montou uma superestrutura de processamento e armazenamento de dados, que acaba ficando ociosa na maior parte do ano. Foi aí que a empresa teve a idéia de "alugar" esses recursos, com serviços como o Simple Storage Solution (S3), para armazenamento de dados, e Elastic Compute Cloud (EC2), para uso de máquinas virtuais. É possível saber mais sobre os serviços oferecidos pela Amazon nesta página;

- Live Mesh: esse é um serviço da Microsoft ainda em estágio inicial. Sua proposta principal é a de permitir que o usuário acesse o seu desktop de qualquer computador, com a diferença de que todos os seus arquivos ficam na nuvem, isto é, no servidores da Microsoft. Para saber mais sobre esse serviço, veja esta matéria publicada no Blog InfoWester;

- Datasul By You: a brasileira Datasul (agora integrada à TOTVS), dispõe de um conjunto de soluções de ERP chamado By You que utiliza os conceitos de Cloud Computing e SaaS. O InfoWester chegou a testar uma das versões do By You. Você pode conferir nossas impressões e um pouco do funcionamento desse sistema neste link do Blog InfoWester;

- Aprex: também brasileiro, o Aprex oferece um conjunto de ferramentas para uso profissional, como calendário, gerenciador de contatos, lista de tarefas, disco virtual, blog, serviço de e-mail marketing, apresentações, entre outros. Tudo é feito pela Web e, no caso de empresas, é possível até mesmo inserir logotipo e alterar o padrão de cores das páginas. Há opções de contas gratuitas e pagas.

Um comentário :

  1. Caro Geraldo,

    Parabéns pelo trabalho que você e o Dinarte vem realizando no Laboratório de Informática. E adorei o layout do Blog e em especial as matérias sobre informática.

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir